Junta de Freguesia cede instalações para vacinação da gripe

Os seniores da freguesia estão a ser vacinados contra a gripe sazonal, mediante agendamento do centro de saúde, no auditório da Junta de Freguesia de S. Sebastião, autarquia que cedeu as suas instalações para esse efeito, por solicitação do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.

O auditório da Junta de Freguesia de S. Sebastião, sito no Largo Manuel da Luz Graça, constitui, provisoriamente e desde dia 20 de outubro, um posto de vacinação da gripe sazonal para utentes do Centro de Saúde de S. Sebastião, da Unidade de Saúde Familiar du Bocage e do Centro de Saúde Santos Nicolau, com idade superior a 65 anos.

Esta cooperação surge na sequência de um pedido do ACES Arrábida, por intermédio da Câmara Municipal de Setúbal, para a disponibilização de locais alternativos para proceder à vacinação massiva da população.

Desta forma, a Junta de Freguesia contribui para uma melhor gestão e acolhimento dos utentes, atenuando a intensidade de afluência aos centros de saúde, mitigando, consequentemente, o contágio da doença Covid-19.

O atendimento decorre às terças e sextas-feiras, entre 9 e as 16 horas, sendo o agendamento efetuado individualmente pela unidade de saúde respetiva, que indicará o dia e a hora em que o utente deve marcar presença no posto de vacinação da gripe, que não aceita marcações.

A vacinação contra a gripe sazonal está incluída no Programa Nacional de Vacinação, promovido pela Direção-Geral da Saúde, e visa prevenir a doença em, pelo menos, 150 mil portugueses com idade igual ou superior a 65 anos.