Repavimentação concluída nas ruas da Camarinha e do Alecrim

As áreas pedonais da rua da Camarinha e da rua do Alecrim foram repavimentadas pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, conferindo maior segurança e mobilidade naquelas artérias do bairro da Camarinha.

Os trabalhos incidiram sobre as zonas onde existiam lajetas em pedra mármore, material que foi totalmente removido e substituído por blocos de pavê, dado estar desadequado ao uso na via pública e não apresentar as melhores condições de segurança e mobilidade pedonal, nomeadamente no que respeita à qualidade de aderência do piso.

Inicialmente, a intervenção estava prevista apenas na área junto às instalações do LATI, entre os números 1 e 3 da rua da Camarinha, no entanto, após diálogo com os moradores, o executivo da Junta de Freguesia conseguiu reorientar prioridades e abranger igualmente o troço junto à farmácia, entre os números 20 e 24 da mesma rua. Além das lajetas, procedeu-se igualmente à substituição da calçada por pavê, permitindo uma uniformização do piso.

Após a requalificação na rua da Camarinha, foi ainda possível estender a repavimentação à rua do Alecrim, dada a necessidade de regularização do pavimento que apresentava inúmeros desníveis e degraus desnecessários e perturbadores da circulação pedonal.

De referir ainda que no cruzamento destas duas ruas, a transição para a via rodoviária foi sinalizada com mosaicos pitonados, uma solução técnica que permite alertar peões com deficiência visual para a descontinuidade da área pedonal.

Estas ações surgem na sequência de um conjunto de intervenções de requalificação pedonal e rodoviária no bairro da Camarinha, executado pela Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, na rua Adriano Correia de Oliveira, na praça Professor Hernâni Cidade e na rua Fernando Lopes Graça.