Nuno Costa

Caros concidadãos,

O exercício da proximidade, numa freguesia como a de São Sebastião, com 53 mil habitantes e realidades bem distintas disseminas no território, nomeadamente na zona histórica, nos bairros novos e nos bairros de habitação pública, implica perspetivas de intervenção também bem diferenciadas e ajustadas a cada um destes núcleos populacionais.

Este enorme desafio tem sido superado não só através da diversificação dos meios para informar a população, criando canais alternativos de participação remota, colocando a tecnologia ao serviço da proximidade, mas também, e sobretudo, através da dinamização de programas de cidadania ativa na área do ambiente, da requalificação urbana e da transformação social do território, que visam transformar mentalidades e, consequentemente, a nossa sociedade.

O nosso envolvimento no programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” que é, muito provavelmente, o expoente máximo da promoção da participação cidadã no concelho, é um dos exemplos dessa estratégia. No âmbito deste programa, através do qual os moradores do território da Bela Vista e zona envolvente se organizam entre si para promover ações diversas com benefícios numa perspetiva pessoal e coletiva, desenvolvemos vários projetos, como por exemplo as Equipas Comunitárias de Higiene Urbana e as Equipas Operacionais Comunitárias de Requalificação para as quais disponibilizamos equipamentos necessários para a execução dos trabalhos, assim como acompanhamento técnico.

Ao atribuírem aos moradores a responsabilidade pela manutenção da higiene urbana, conservação e requalificação dos espaços onde residem, estes projetos pretendem não só promover a população residente como agente de mudança positiva nos bairros, mas também potenciar e valorizar as capacidades desses cidadãos, oferecendo oportunidades de emprego para prestarem à comunidade um serviço de grande utilidade.

No âmbito do Programa Municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”, percorremos, com o executivo da Câmara Municipal de Setúbal, o território da freguesia, sinalizando problemas e possíveis soluções, recolhendo os contributos da população através de plenários e atendimentos descentralizados na freguesia, nos quais todos podem participar e fazer-se ouvir, contribuindo para melhorar a qualidade do território. Como consequência destas reuniões, começam a surgir vários grupos de cidadãos, organizados em associações ou comissões, dispostos a colaborar com as autarquias em bairros como Santos Nicolau, Afonso Costa, Monte Belo Sul, Monte Belo Norte e Vale de Cobro.

Constituímo-nos igualmente parceiros do programa municipal “Ser Jardineiro Por um Dia”, um projeto de educação ambiental, no qual a população é convidada a contribuir, com o seu trabalho voluntário, para a melhoria da qualidade do território.

Desenvolvemos também o projeto “Autarquias ao Vivo”, dinamizado em parceria com as escolas do 1º ciclo, no qual recebemos os alunos e demonstramos, através de visitas guiadas às nossas instalações administrativas e às atividades do sector operacional, o trabalho que desenvolvemos, sendo que os alunos são incentivados a participar em pequenas atividades com os trabalhadores como, por exemplo, a varredura, a recolha de monos e a colocação de pavimento.

Este caminho de proximidade, embora árduo e repleto de desafios, continuará a ser uma prioridade da nossa gestão autárquica, pois só assim se consegue servir devidamente a população, envolvendo-a nas atividades, e criando uma sociedade mais justa, equitativa e humanizada.

Nuno Costa
Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião