Clube Sénior festeja Dia Internacional do Riso

O Parque Urbano de Albarquel (PUA) foi, no passado dia 18 de janeiro, palco de uma aula de Yoga do Riso, protagonizada pelo Clube Sénior do Riso da Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) e pelos utentes do CAO1 da APPACDM de Setúbal, que constituem, a par de outras instituições da cidade, o Grupo Envelheseres.

A atividade teve como objetivo a comemoração do Dia Internacional do Riso, que chama a atenção para a importância de rir, todos os dias, de pelo menos 10 minutos por dia, transmite Fernanda Pacheco, líder de Yoga do Riso, responsável pelo Clube Sénior do Riso da JFSS. 

Os cerca de 30 participantes formaram um círculo no relvado do PUA e aqueceram o corpo e a alma com vários exercícios como, por exemplo, o "riso do leão", que exercita os músculos da face e a língua, e o "riso do fio dental", no qual se passa um fio dental imaginário pelo cérebro para limpá-lo dos pensamentos negativos.

Em poucos minutos, a manhã fria transformou-se numa manhã calorosa, cheia de alegria e gargalhadas, deixando os participantes visivelmente mais felizes. 

O Clube Sénior do Riso de São Sebastião conta com dezenas de pessoas que se reúnem todas as quintas-feiras, entre as 15h e as 17 horas, no Auditório Germano dos Santos Madeira. Este clube é um espaço onde as pessoas podem rir à vontade entre si, sem os condicionamentos sociais habituais, desenvolvendo a sua capacidade de rir sem motivo, cultivando a auto-confiança e afastando emoções como a ansiedade, o medo, a raiva e o tédio.