Núcleo de Amigos assinala 24 anos de atividade no Bairro Santos

O 24º aniversário do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau (NABSN) foi comemorado no dia 11 de junho, na sede do clube, com uma sessão solene.

“São 24 anos de sacrifício, mas felizmente a coletividade tem sobrevivido, porque as pessoas passam, mas a coletividade fica!”. Foi desta forma que o presidente da assembleia geral do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau iniciou a cerimónia de aniversário, na presença de autarcas, dirigentes associativos, sócios e simpatizantes do clube.

Revelando-se orgulhoso da participação da coletividade nas marchas populares de Setúbal, desde há 28 anos, António Batista enalteceu esta atividade do NABSN que caracterizou como “um viveiro de artistas”, local onde “nasceram marchantes, madrinhas, ensaiadores, etc. que dão cartas na cidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) saudou a coletividade pelo seu aniversário, sublinhando a “brilhante atividade que mantêm em torno das marchas populares, com um palmarés invejável” sabendo atrair, “como ninguém”, a juventude da cidade.

Elogiando o trabalho feito pela atual direção da coletividade, presidida por Pedro Loiro, e o seu papel na construção de uma cidade diferente, Nuno Costa sugeriu que seria uma boa iniciativa “encontrar formas de diversificar mais a atividade da coletividade” e não concentrar esforços apenas em algumas atividades pontuais ao longo do ano, como é o caso das marchas populares. O objetivo deste conselho é, segundo o autarca, “ajudar a coletividade a viver bem, em vez de apenas sobreviver”.

Nuno Costa disponibilizou todos os meios da JFSS para “ajudar nesse caminho, que deverá ser encontrado em conjunto com os sócios, indo ao encontro das expectativas da população”, rematou, desejando que o NABSN continue a sua atividade “por muitos e bons anos, porque fazem a diferença e muita falta à população”.

Também o vereador da Câmara Municipal, Carlos Rabaçal mostrou disponibilidade do município para “encontrar atividades que correspondam aos interesses e necessidades da população, por forma a fortalecer esta belíssima coletividade”. O autarca enalteceu o trabalho do clube “que faz uma requalificação humana”, enquanto as autarquias promovem a requalificação física da cidade.

Carlos Rabaçal recordou que no âmbito da campanha Setúbal Mais Bonita, o NABSN pintou a fachada da sede da coletividade, com tintas cedidas pela CMS, sendo que, os dirigentes da coletividade já solicitaram mais tinta para pintar o salão, pedido ao qual o vereador acedeu “desde que não faltem pintores”, gracejou.

Aproveitando a presença do vereador, o presidente da assembleia geral apelou a que a autarquia voltasse a dar troféus para os vencedores do concurso das marchas, em vez de uma “pequena placa”. “Os troféus dão um incentivo maior a quem ganha e a todos os que participam nas marchas”, argumentou, exibindo orgulhosamente uma vitrine repleta de prémios.
Após os discursos, o presidente da JFSS e o vereador ofereceram lembranças à coletividade, assim como representantes de diversas coletividades, tais como: Associação de Moradores do Casal das Figueiras, S. Domingos Futebol Clube, G. D. Os Amarelos, Sociedade Musical Recreativa União Setubalense, Núcleo Desportivo Recreativo Ídolos da Praça, Clube Desportivo e Recreativo Águias de S. Gabriel.

Seguiram-se vários apontamentos musicais com Inês Pereira, a madrinha da marcha 2017 do NABSN, Carla Lança, Susana Martins e Bruna Guerreiro. A festa terminou com o cantar dos parabéns e o partir do bolo.