Jardim do Monte Belo recebe noite de fados

Três conhecidos fadistas da nossa praça deram o pontapé de partida para a primeira noite de fados em S. Sebastião, realizada a 27 de julho, no Jardim do Monte Belo, no âmbito da 4ª edição do programa “Fado em Setúbal”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião.

“Podermos proporcionar estas noites de fado em vários bairros da nossa freguesia é algo que muito nos orgulha”, manifestou Ana Bordeira, secretária do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, antes do início do espetáculo.

A autarca, responsável pelo pelouro da educação, revelou que este é um projeto “muito acarinhando” pelo executivo de S. Sebastião e que “faz todo o sentido”, por ser uma forma de “valorizar a nossa cultura, os nossos artistas e fazê-lo para todos” através da descentralização do acesso ao Fado, uma expressão artística tão portuguesa.

Eugénio Almeida, Inês Pereira e Maria do Céu Freitas foram os fadistas que animaram esta noite, acompanhados pelos músicos Eduardo Silva e Manuel Carlos, proporcionando um concerto entusiasmante para os cerca de 80 espetadores que se reuniram naquele espaço.

Este ano, o “Fado em Setúbal” vai passar por mais bairros de S. Sebastião, conseguindo assim chegar a mais pessoas e disponibilizar o Fado, por vezes, “à distância de uma janela de casa, que basta abrir para poder estar connosco”, refere Ana Bordeira, salientando a o carácter de proximidade destes eventos.

O próximo espetáculo realiza-se no dia 11 de agosto, no bairro da Terroa, mais precisamente no largo junto à rua Serra do Louro. Bairro Afonso Costa, Alameda das Palmeiras e Miradouro de S. Sebastião, são os outros locais da freguesia que, até 7 de setembro, recebem noites de fados, com entrada livre e sempre a partir das 21h30.