Escola Luísa Todi reconhece mérito dos melhores alunos

Cerca de 160 alunos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi (AELT) foram premiados, no dia 1 de fevereiro, na cerimónia de entrega de diplomas, no âmbito dos quadros de valor e mérito, que se realizou no pavilhão desportivo da EB Luísa Todi.

“Este é o momento mais alto do Agrupamento”, expressou António Baptista, diretor do AELT, no início da cerimónia, mostrando-se orgulhoso por reconhecer os alunos que se distinguiram durante o ano letivo 2015/2016, nas vertentes académica, artística e desportiva. “São os melhores porque ao longo do ano trabalharam para adquirir mais e melhores conhecimento científicos e tiveram um comportamento social irrepreensível, sabendo articular o estudo com o lazer”, afirmou o responsável, adiantando que o empenho dos alunos contribui “para a valorização do Agrupamento e da cidade de Setúbal”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião mostrou a sua satisfação, não só pelos bons resultados dos alunos, mas também pelo “percurso do Agrupamento até aos dias de hoje”. O autarca, com carreira como professor, recordou “o grande processo de luta” que conduziu a que “tenhamos hoje uma escola com todas estas condições”, deixando para trás mais de 30 anos de uma escola com condições provisórias.

Nuno Costa felicitou os alunos e as suas famílias e saudou igualmente os profissionais que trabalham no Agrupamento, pela sua perspetiva “transformadora da sociedade, voltada para a cultura integral do indivíduo e valorizando as diferenças entre os alunos”. Para o presidente de São Sebastião “só podemos estar satisfeitos se trabalharmos todos os dias, em conjunto, proporcionando condições de igualdade para que todos possam alcançar o sucesso e o mérito”.

“É muito importante ter bons resultados académicos, para mais tarde podermos ser aquilo que quisermos!”. Foi esta a principal mensagem transmitida pela Secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, durante a sua intervenção. Interagindo com os alunos, Catarina Marcelino questionou-os sobre o seu papel, por integrarem os quadros de honra e mérito. “Continuar a ter boas notas” e “ter bom comportamento” foram as respostas obtidas, mas a representante do Estado quis sublinhar outro aspeto importante: “a responsabilidade de dar o exemplo para os vossos colegas”.

O diretor do AELT fez questão de agradecer o contributo de toda a comunidade educativa, assim como da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, que “através dos seus presidentes, estão sempre presentes no nosso dia a dia, ajudando no âmbito das suas competências”, e, obviamente, da Câmara Municipal “pelo seu empenho na resolução dos constrangimentos físicos e pedagógicos do Agrupamento”.

A cerimónia contou ainda com a presença da Chefe de Divisão da Educação da Câmara Municipal, Celeste Paulino; do Presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes, um representante da Associação de Pais da EB Luísa Todi e do Presidente do Conselho Geral, Victor Ferreira.