Junta integra rede de recolha de resíduos eletrónicos

A Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) é uma das instituições que participam na recolha de resíduos resultantes da utilização de equipamentos elétricos e eletrónicos no concelho de Setúbal, com dois contentores disponíveis para o efeito na sua sede, sita no Largo Manuel da Luz Graça.

O desafio de integrar esta rede foi lançado pela Escola Secundária Dom Manuel Martins, inscrita no projeto Geração Depositrão, no âmbito do programa Eco-Escolas, que visa informar as crianças e jovens, e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento destes resíduos.

O objetivo desta parceria é, por um lado, proporcionar aos cidadãos mais um local onde possam depositar os seus pequenos eletrodomésticos em fim de vida, lâmpadas e pilhas usadas e, por outro lado, alargar o envolvimento das Eco-Escolas na comunidade, incentivando a cooperação com outras instituições na zona envolvente.

Na sede da Junta de Freguesia encontram-se dois depósitos: um adequado para lâmpadas e outro para pilhas, acumuladores, baterias e pequenos equipamentos, tais como telemóveis, torradeiras, rádios, candeeiros, entre tantos outros.

Estes resíduos são posteriormente enviados para unidades de tratamento onde são recuperados alguns materiais. Por exemplo, um ferro de engomar contém alumínio suficiente para produzir 13 latas de bebida. Além disso, são removidos os componentes perigosos que podem afectar gravemente a nossa saúde e provocar lesões em órgãos como o fígado, rins, pulmões, através da contaminação do meio ambiente. Sabia que 200 lâmpadas contêm 1kg de mercúrio que pode contaminar todos os peixes num raio de 80 mil m2?

De referir ainda que, se o peso total dos resíduos reunidos pela JFSS será contabilizado para o peso total recolhido pela Escola D. Manuel Martins, o que se poderá traduzir em prémios para a escola, nomeadamente cheques em lojas de material escolar ou de equipamento desportivo.