S. Sebastião renova apoio ao movimento associativo

Doze coletividades e associações assinaram, no dia 19 de julho, Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo e Cultural, com a Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS). Estes contratos refletem um apoio financeiro ao movimento associativo e popular, por parte da JFSS, que este ano ultrapassou os 23 mil euros.

“No início do mandato assumimos o compromisso de manter o apoio ao movimento associativo, mas fomos muito além, fazendo crescer a nossa comparticipação financeira, assim como o apoio logístico prestado”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião durante a cerimónia de assinatura que decorreu no renovado salão do Núcleo Recreativo e Desportivo "Ídolos da Praça".

O aumento do apoio financeiro foi traduzido em números pelo autarca revelando que em 2013 as verbas relativas aos Contratos-Programa somaram 10 mil euros, enquanto que neste ano, o último do mandato, contabilizaram um total de 23 mil 450 euros, o que constitui, segundo Nuno Costa, “um aumento significativo” que se justifica “pela relevância do vosso trabalho”, declarou, perante uma plateia de dirigentes associativos.

No total, ao longo dos quatro anos de mandato, a JFSS transferiu 90 mil euros para as associações de S. Sebastião. No entanto, neste montante não está contabilizado o conjunto de apoios logísticos, cedência de materiais e transporte efetuados pela autarquia e que também viabilizam muitas das atividades do movimento associativo.

Lembrando que aquela era a última assinatura do atual mandato, Nuno Costa aproveitou para endereçar um “profundo agradecimento a todos pelo caminho que fizemos, em conjunto, em prol de uma freguesia muito melhor. Juntos vamos muito mais longe!”, expressou, indicando ainda que “escolhemos fazer este caminho ao lado do movimento associativo porque consideramos que é a melhor forma de levar o desporto e a cultura à população”.

Um a um os representantes das doze coletividades e associações selecionadas, com base na sua atividade, assinaram os Contratos-Programa e agradeceram o apoio prestado pela Junta de Freguesia, salientando a importância das verbas atribuídas para a continuação das suas iniciativas.

“Neste momento temos a decorrer um curso de formação de árbitros, com cerca de 30 formandos e estas verbas vão ser aplicadas nessa formação”, revelou o representante do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal. Também a representante do Núcleo Bicross de Setúbal agradeceu a renovação do apoio, sem o qual “não seria possível fazermos todas as nossas iniciativas e deslocações”. Por seu lado, Madalena Lopes, presidente da Associação de Festas Populares de S. Sebastião, que organiza a Festanima, manifestou que “esta verba é essencial para a nossa festa, que voltou a ser um êxito este ano”, disse, referindo-se ao certame que encheu as Escarpas de Santos Nicolau durante dez dias e que terminou no passado dia 16.

Mas nem só o apoio financeiro foi reconhecido pelas coletividades. O representante do Remo Clube Lusitano, além de agradecer o apoio constante da JFSS, mostrou a sua satisfação pelo “diálogo de aproximação com a autarquia, trabalhando todos ao mesmo nível em prol do desporto, da cidade e do país”. O recém eleito dirigente do clube centenário União Futebol Comércio e Indústria enalteceu a disponibilidade da autarquia, “desde o primeiro dia, para nos receber e apoiar”, disse, revelando que o clube está também “de portas abertas para as autarquias, as outras coletividades e para a cidade”.

S. Domingos Futebol Clube, Associação Setúbal Voz, Clube de Futebol “Os Sadinos”, GATEM - Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, Grupo Desportivo O Independente, Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau e Núcleo Recreativo e Desportivo "Ídolos da Praça", foram as outras coletividades beneficiadas.