Cerimónia celebra memória de Joana Luísa e Sebastião da Gama

A propósito dos cem anos do nascimento de Joana Luísa da Gama, a Associação Cultural Sebastião da Gama, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e com o apoio das restantes juntas de freguesia do concelho, realizou, no passado dia 28 de fevereiro, uma cerimónia de homenagem à mulher de Sebastião da Gama, no âmbito das comemorações do centenário do casal azeitonense.

A cerimónia, que constituiu a primeira iniciativa no âmbito das comemorações dos centenários do casal azeitonense, considerando que Sebastião da Gama completaria essa idade a 10 de abril de 2024, teve como objetivo enaltecer o contributo de Joana Luísa da Gama para a construção da memória do poeta Sebastião da Gama, seu marido.

“Joana Luísa fez de Sebastião, muito para lá do seu desaparecimento do universo dos vivos, uma memória perene. Recordá-la é evocar, também, a memória do seu marido e companheiro de uma vida”, destacou o presidente da Câmara Municipal, André Martins, no encontro realizado na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão.

André Martins frisou ainda a importância daquele equipamento cultural, recuperado num investimento concretizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão, no qual estão reunidos, desde 2021, coleções inéditas, o espólio literário e objetos pessoais do poeta e professor e, também, de Joana Luísa.

Para a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, a homenageada Joana Luísa, manteve vivo o legado de Sebastião da Gama. “Enalteceu o homem, a sua obra e, por consequência, mas por força motriz, o amor. Garantiu que ele nunca morreu, apesar de nos ter deixado cedo, mas com uma obra tão rica.”

Por seu lado, o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais, recordou Joana Luísa da Gama como “uma pessoa extraordinária que é recordada pelo homem que amou em vida”, reforçando que “não existem um sem o outro.”

O dirigente revelou que o programa das comemorações dos centenários, a apresentar no dia 10 abril, tem como objetivo preservar e evidenciar a presença das duas personagens nesta casa, na nossa vida, no nosso dia a dia”, assim como a “mensagem de amor intemporal” que ambos transmitiram e que “é extremamente necessária nos dias de hoje”.

Durante as comemorações do aniversário foi apresentada a nova exposição patente na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, intitulada “O Segredo é Amar”, que revela memórias do casal a partir de álbuns fotográficos.
O filme “Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”, realizado por Alberto Pereira, com guião de Salvador Peres e música dos E-Vox, foi igualmente apresentado no encontro, assim como o primeiro caderno do Centro de Estudos Associação Cultural Sebastião da Gama, da autoria de João Reis Ribeiro, dedicado à bibliografia passiva de Sebastião da Gama.

A solenidade, na qual participaram o vereador da Cultura no município, Pedro Pina e os presidentes das juntas de freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, do Sado, Marlene Caetano, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, entre outros convidados, foi ainda pretexto para o lançamento do 17.º Concurso Nacional de Poesia Sebastião da Gama.