Autarquias ao Vivo

Iniciativa em que alunos de turmas de 3º e 4º anos do ensino básico assumem papéis como membros da Assembleia de Freguesia e simulam uma reunião, preparada previamente em sala de aula, com a apresentação e votação de propostas elaboradas pelos próprios alunos. Nesta sessão os alunos aprendem a importância de cumprir algumas regras básicas de convivência em sociedade, num regime democrático, como por exemplo, a importância de ouvir e respeitar a opinião do outro, esperar pela sua vez de intervir, responsabilizar-se pelas suas decisões.

A experiência, que visa consolidar os conhecimentos adquiridos na escola sobre a organização administrativa do país, nomeadamente no que diz respeito às autarquias e suas competências, inclui uma demonstração interativa de máquinas e ferramentas utilizadas pelos funcionários do setor operativo (varredora mecânica, grifo mecânico, motorroçadora, entre outras), visita a obras que estejam a decorrer e ainda uma visita guiada às instalações da Junta de Freguesia.

O objetivo é dar a conhecer às crianças o real funcionamento deste órgão e incentivá-los a serem cidadãos mais ativos e conscientes.

De Mãos Dadas com a Saúde Escolar

O projecto “De mãos dadas com a saúde escolar” é o resultado de uma parceria entre a Escola Superior de Saúde, a Junta de Freguesia de S. Sebastião e as Escolas 2, 3 Aranguês e Luísa Todi e começou a ganhar forma numa reunião realizada na Autarquia de Freguesia, onde o Dr. Carlos Almeida, Presidente da mesma, professores das Escolas e Fisioterapeutas estagiários estiveram presentes. O contacto escola – fisioterapeutas foi então estabelecido, permitindo o acesso à população alvo: as Crianças.

Essencialmente este projecto consiste na sensibilização para a correcção das posturas incorrectas a nível muscular, como por exemplo, transportar e arrumar a mochila e ainda debater os malefícios do sedentarismo e criar incentivos ao exercício físico. Foram realizados questionários de avaliação de necessidades, bem como o desenvolvimento de trabalhos de grupo, pelas crianças, os quais foram apresentados à comunidade escolar com o intuito de transmitir a informação.