Corais alentejanos encantam na cidade

O Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” organizou, no passado dia 13 de maio, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o XVI Encontro de Corais Alentejanos - Alentejo Abraça Setúbal, o qual contou com a participação de seis grupos corais.

O evento começou com uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião manifestou-se honrado por voltar a participar no encontro e por acolher e apoiar diariamente os dois grupos corais alentejanos do concelho, ambos sediados na freguesia: “Os Amigos dos Sadinos” e “Os Amigos do Independente”.

“A freguesia de S. Sebastião tem uma diversidade cultural imensa que advém não só de cidadãos oriundos de outros países, mas também de cidadãos de outros concelhos e o Cante é uma dessas expressões”, afirmou Nuno Costa, considerando que a diversidade é uma riqueza e não um problema.

O autarca mostrou ainda a sua satisfação pelo surgimento de novos grupos corais alentejanos a nível nacional que, no seu entender, são fruto do reconhecimento do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade e fez votos de que “não deixem nunca de manifestar esta tradição que faz parte da nossa identidade”.

O vereador Pedro Pina, que conduziu a sessão de abertura, sublinhou que “esta é uma grande manifestação de homenagem aos homens e mulheres que vieram até à cidade do Sado, que aqui fizeram as suas vidas, que aqui ficaram, para fazer de Setúbal uma cidade melhor. É com grande carinho e com grande fraternidade que recebemos estes coros durante o dia de hoje”.

Depois da receção, que incluiu troca de lembranças, seguiu-se um desfile pelas ruas da Baixa setubalense que terminou com um concerto na Praça de Bocage.

Nesta edição, além dos grupos setubalenses Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos participaram os grupos corais Alentejano da Amadora, Cantadeiras de Essência Alentejana, de Almada, Cantadores de Nossa Senhora das Neves, de Beja, e 1.º de Maio, Palmela.

O Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal enquadra-se num conjunto de atividades desenvolvidas ou apoiadas pelo município de promoção do cante alentejano, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2014.