Caminhada noturna pela Serra dos Gaiteiros

Cerca de 70 pessoas, entre os 7 e os 70 anos de idade, participaram na primeira caminhada de São Sebastião que decorreu no passado sábado à noite, pela Serra dos Gaiteiros.

Nesta primeira caminhada de 2022 organizada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, após dois anos de interrupção, o presidente do executivo, Nuno Costa, marcou presença na partida, no Jardim da Música em Vanicelos, onde explicou que a iniciativa, inserida no projeto “São Sebastião Mexe Comigo”, visa incentivar hábitos de vida saudáveis.

“Fomentar o conhecimento, usufruto e preservação do nosso património natural e contribuir, ainda que de forma singela, para promover uma melhor relação com a natureza numa perspetiva de respeito e equilíbrio” foram outros dos objetivos apontados pelo autarca.

O projeto, de acordo com Nuno Costa, serve igualmente o propósito de desenvolver atividades em parceria com o movimento associativo, nomeadamente com a Associação de Atletismo Lebres do Sado, responsável pela preparação do percurso e pelo acompanhamento técnico das caminhadas.

Por seu lado, Paulo Mota, presidente da direção da “Lebres do Sado” mostrou a sua satisfação por poder voltar a realizar as caminhadas e agradeceu a confiança da Junta de Freguesia nas inúmeras atividades que desenvolvem em parceria.

Ainda antes da partida o responsável alertou para a necessidade de os caminhantes, de todas as idades, nacionais e estrangeiros, não perturbarem a natureza com a sua presença, mantendo o mínimo de ruído e não depositando lixo nos locais por onde iriam caminhar.

Partindo do Jardim da Música pelas 20h30, os participantes seguiram pela baixa de Palmela, subiram parcialmente a estrada da Cobra, percorreram a estrada romana, contornaram o Castelo de Palmela e caminharam dentro das suas muralhas, onde se detiveram algum tempo a apreciar a paisagem. Depois voltaram à estrada da Cobra e seguiram o caminho inverso até chegar novamente ao Jardim da Música, num percurso circular de cerca de 14 quilómetros que durou cerca de 3 horas e meia.