Parqueamento de bicicletas instalado nas escolas D. João II e Aranguez

No âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do município de Setúbal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião instalou parqueamentos de bicicletas na Escola Básica 2, 3 Aranguez e na Escola Secundária D. João II.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião, em cooperação com a Câmara Municipal, que cedeu o equipamento, procedeu à instalação de uma infraestrutura de parqueamento na EB 2, 3 Aranguez.

A montagem do equipamento, com capacidade para fixar uma dezena de bicicletas, exigiu a execução de trabalhos adicionais para resolver anomalias detetadas no local projetado para a instalação.

Remoção de 50 metros quadrados de pavê, sublevação do nível do solo e recolocação de pavimento numa cota mais elevada, foram as tarefas realizadas pelos serviços operacionais da Junta de Freguesia, com o objetivo de prevenir a retenção de águas pluviais no local.

Paralelamente a esta intervenção, a autarquia instalou igualmente dez suportes de parqueamento, aptos para parquear vinte bicicletas, na Escola Secundária D. João II.

As novas infraestruturas, devidamente homologadas pelas entidades competentes e montadas de acordo com as normas em vigor, pretendem contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando a utilização da bicicleta como meio de transporte preferencial.

As intervenções em ambos os estabelecimentos de ensino surgem na sequência de candidaturas apresentadas pelas próprias escolas ao município, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho de Setúbal, que, entre outros objetivos, visa o desenvolvimento da rede ciclável e o reforço de infraestruturas de apoio através, por exemplo, da consolidação da rede de parqueamento de bicicletas em escolas de 2º e 3º ciclos, consideradas como núcleos geradores de deslocações.