Instalação de parqueamentos de bicicletas no Instituto Politécnico

Um conjunto de novos parqueamentos para bicicletas foram recentemente instalados pela Junta de Freguesia de S. Sebastião no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do município de Setúbal e do programa Eco-Escolas.

Os novos equipamentos, colocados pelos serviços operacionais da Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, que cedeu o material, pretendem contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando a utilização da bicicleta como meio de transporte preferencial.

A intervenção consistiu na criação de cinco zonas de parqueamento, num total de 22 aros, devidamente homologados pelas entidades competentes e montados de acordo com as normas em vigor, junto das escolas superiores de Educação (ESE), Tecnologia (EST) e Ciências Empresariais (ESCE), assim como nas imediações do edifício dos Serviços Centrais do IPS e do Pavilhão Gimnodesportivo.

A montagem das infraestruturas, com capacidade para fixar mais de quatro dezenas de velocípedes, surge na sequência de uma candidatura apresentada pelo IPS ao Município, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho de Setúbal, que, entre outros objetivos, visa o desenvolvimento da rede ciclável e o reforço de infraestruturas de apoio através, por exemplo, da consolidação da rede de parqueamento de bicicletas em escolas, consideradas como núcleos geradores de deslocações.

Além da montagem dos aros, os trabalhos incluíram a remoção de um parqueamento obsoleto, junto à ESCE, a requalificação do pavimento para receber a nova estrutura colocada no exterior da EST e a instalação de sinalética.

Na sua qualidade de parceira e membro do Conselho Eco-Escolas, a Junta de Freguesia de S. Sebastião irá igualmente, a pedido da direção do IPS, proceder à execução do projeto de um relógio de sol, no exterior da ESE, assim como à criação de um parque para motas, junto à mesma escola.